
Como Jornais, Rádios e TVs estão se reinventando na WEB?
Tanto o rádio como jornais, revistas e todos os veículos de comunicação (inclusive a própria TV), avançam para modelos multiplataformas.
Antes era cada um no seu quadrado, o rádio, jornal e a TV eram veículos com modelos diferentes, com produção e redações diferentes.
Hoje para trabalhar num jornal, por exemplo, não basta ter um bom texto além de todos os requisitos que a profissão exige, tem que saber tratar uma imagem, produção de vídeo e não pode ter medo da câmera.
O mesmo para o rádio, agora ao vivo também em vídeo nas redes sociais com câmeras dentro dos estúdios, vão se destacar os profissionais que souberem tirar proveito da sua imagem. Mais do que a filmagem dos profissionais, a plataforma permite o uso do vídeo das mais diferentes formas.
Na Televisão o conteúdo em primeira pessoa cresce como opção. Profissionais deixam a bancada e vão para a rua com seus smartphones e aplicativos que permitem entrar ao vivo e a cores de qualquer lugar. Nasce uma TV mais pessoal e despojada, menos preocupada com o padrão de qualidade inflexível e repetitivo.
Depois de um período onde os profissionais mais antigos e consagrados chegaram a torcer o nariz para as mudanças inevitáveis, o instinto de sobrevivência e o convívio com as novas gerações percebe-se um esforço, as vezes dramático, de uma adaptação salutar para todos.
Se o conteúdo é o Rei, a interatividade assume o papel de Rainha do baile.
Todas as fichas na interatividade via redes sociais. O público agora é colaborador e participa ativamente opinando e enviando material audiovisual para ser distribuído. O feedback em tempo real é um termômetro constante da linguagem estética e moral do conteúdo e sua superexposição.
“Os veículos de comunicação tradicionais viraram termômetro de massa para o que acontece de forma segmentada na web”.
De Tripleplay para Uniplay
Três meios de comunicação diferentes com o mesmo conteúdo ao vivo.
Coberturas de grandes eventos ao vivo agora tem a mesma fonte para todos veículos da empresa.
A Gazeta Grupo de Comunicações, que possui portal GAZ, um Jornal e 4 rádios, está unificando sua redação e a produção de conteúdo multiplataforma.
Através da plataforma Z1on e o conceito Live 360, o Grupo agora conta com a transmissão ao vivo para a redação, os estúdios de rádio e a cobertura de eventos externos.
É importante entender que a indústria da comunicação de massa na era industrial era um negócio de distribuição e que a nova realidade pede um serviço cuja administração da relação digital com o consumidor passa a ser a chave estratégica. Produzir informação de acordo com o espírito de cabeças nascidas digitais (e não analógicas), mirar no público jovem e investir em tecnologia é o caminho para se errar menos num momento de grandes transformações.
- Posted by Carlos Nunes
- On 18 de agosto de 2016
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