• Empresa
  • Plataformas
    • Soluções para Redes Sociais
    • Web TV e Web Rádio
    • Produção e transmissão ao vivo de eventos
    • Z3 Webcast
    • EZTracker – Monitoramento ao vivo, geolocalizado
  • Cases
  • Blog
  • Contato
  • Empresa
  • Plataformas
    • Soluções para Redes Sociais
    • Web TV e Web Rádio
    • Produção e transmissão ao vivo de eventos
    • Z3 Webcast
    • EZTracker – Monitoramento ao vivo, geolocalizado
  • Cases
  • Blog
  • Contato

A Era das Lives

Entrou na internet, tropeçou em uma live e está perdido com o tanto de opções e oportunidade? Então esse texto é para você!

 

Por Amanda Costa, Community Manager da YOUPIX

 

Todo mundo está fazendo live, desde o artista até o dentista. Live virou uma das melhores formas de se conectar com as pessoas no mundo digital agora. De acordo com uma pesquisa da VIU HUB, o crescimento mensal entre janeiro e abril de uploads de lives no YouTube foi de 15,6% e no Facebook foi de 19,3%. No Instagram a palavra live cresceu 277% em março comparado ao mês anterior.

 

 

Live é um dos formatos que está possibilitando que as pessoas exerçam a necessidade básica de se expressar, de se comunicar e de se sentir pertencente a uma comunidade. A medida que estamos isolados e impedidos de ter uma vida mais livre, estamos suprindo nossas necessidades de contato por meio desse formato. É a possibilidade de um ponto de encontro, onde se vê, celebra, e ouve os artistas e influenciadores de uma forma aproximada que em outros momentos não veríamos, como os shows, por exemplo, que estão sendo de graça no momento da live.

É uma consequência natural. Se olharmos as plataformas, todas elas vinham em um movimento de aperfeiçoar o formato a um bom tempo. A live traz algo muito “do momento”, uma conexão daquele fragmento único do tempo e espaço. Se clicamos em outra coisa, já foi para outro lugar. No ao vivo há interação e troca, e a conversa vai para o nível mais amplo possível. Isso criar uma urgência em querer estar perto e estar conectado, de querer conversar no agora.

Esse formato estabelece o diálogo em tempo real com a audiência. Isso é muito poderoso e se popularizou de um jeito muito legal: é para todo mundo o que antes apenas alguns faziam, pois todo mundo tem alguma coisa para falar. As lives potencializaram nossas vozes e se você tem lugar de fala e propriedade no assunto, consequentemente irá ter um público para assistir.

 

O formato live é também sobre mostrar a vida como ela é, com “erros de gravação”, cachorro latindo, criança pulando no colo. É um movimento incrível em termos de sociedade. — Vanessa Oliveira

 

Quando vemos pessoas tendo um sucesso meteórico por causa das lives, percebemos que isso só é perene e sustentável se a dinâmica da live for uma dinâmica de relacionamento. Já passou a fase de quem tem a maior audiência; o fundamental agora é o diálogo, a troca, a conversa e a interação. O essencial é gerar conversa, essa é a métrica e beleza do formato. Temos a oportunidade, através do ao vivo, de construir relevância e isso só acontece se a interação estiver acontecendo. Existe muito ao vivo que ainda tem a mentalidade de TV, não explorando o lado do digital e isso é um erro. Se você vai entregar uma live mas não está dando voz para sua audiência, você não está explorando o que o formato tem de melhor.

 

A partir do momento que a audiência é o “diretor” da live, o tempo de permanência, o compartilhamento, as interações aumentam. Óbvio que existem formatos e formatos, depende do contexto, mas é importante estar de olho nisso. É preciso olhar para quem está te dando atenção naquele momento. Estimular o real engajamento e isso passa pela conversa. — Léo Ferro

 

Quando se deve fazer uma live? Qual o melhor momento?

Há três coisas básicas que sempre trazem uma maior chance de êxito em uma live para não ser apenas algo jogado na timeline = estar na plataforma certa, para audiência certa e no horário que ela está conectada. Essas três coisas precisam andar juntas. Além de ter comprometimento, pois você está marcando um encontro com as pessoas. Um mínimo de planejamento e contexto também precisa ser levado em conta.

Como marcas podem fazer parte dessa narrativa real?

Sendo reais também no discurso, não apenas estampar a marca na live. Marcas precisam entender que também são influenciadoras. Não apenas pegar carona, mas conversar com a audiência. É possível ser uma marca que promove o bate papo ou uma curadora de conteúdo com valores que preza como anunciante. Uma dica importante é nunca bloquear os comentários e tentar responder às dúvidas.

A live é uma oportunidade que o mercado tem para evoluir. Quanto mais as marcas conseguirem construir uma narrativa fluida para mover o ciclo que está envolvido nessa conversa, melhor.

 

Estamos sempre tentando pegar algo que já conhecíamos e colocar em um modelo novo, em vez de pegar o modelo novo e entender quais as possibilidades que ele apresenta. A gente tem que ressignificar e entender as novas possibilidades e não reproduzir o passado. — Vanessa Oliveira.

 

As lives trazem uma maior diversidade e tem a capacidade de chegar no Brasil inteiro. Estamos migrando para um novo patamar, mais maduro e consciente. Vai ser natural continuar nesse caminho, explorando cada vez mais e melhor o formato, além buscar alternativas novas, com formas monetização, por exemplo. As lives que vão ficar serão as que conversarem melhor com o momento pós-pandemia (mesmo a gente não sabendo ao certo qual vai ser).

 

  • Posted by Carlos Nunes
  • On 28 de maio de 2020
  • 0 Comments
  • 0 likes
Tags: hotmedia, live, streaming, transmissão

0 Comments

Leave Reply Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*

Archives
  • fevereiro 2021
  • outubro 2020
  • maio 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • agosto 2019
  • abril 2019
  • dezembro 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • março 2018
  • novembro 2017
  • setembro 2017
  • julho 2017
  • abril 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • novembro 2016
  • outubro 2016
  • setembro 2016
  • agosto 2016
  • julho 2016
  • junho 2016
  • abril 2016
  • março 2016
Categorias
  • Hotmedia (29)
  • live (3)
  • Novidades (7)
  • Streaming (28)
  • Transmissão ao Vivo (23)
  • web rádio (3)
  • Z1on Broadcaster (6)
  • Z3 Webcast (4)

Cemitérios e funerárias adotam medidas de combate ao coronavírus

Consumo de streaming é hábito diário para 42,8% dos brasileiros durante a pandemia

Next thumb
Scroll


Onde Estamos:
Porto Alegre, RS, Brasil


Telefones:
+55 51 98228 0730
+55 51 98213 6336
+55 51 99962 6364

Email:
contato@hotmedia.com.br

Comercial:
comercial@hotmedia.com.br

    
Posts Recentes
  • Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação 17 de fevereiro de 2021
  • Consumo de streaming é hábito diário para 42,8% dos brasileiros durante a pandemia 19 de outubro de 2020
  • A Era das Lives 28 de maio de 2020
  • Cemitérios e funerárias adotam medidas de combate ao coronavírus 31 de março de 2020
  • O Coronavírus mudará o mundo permanentemente. 24 de março de 2020
Emprego

@2005-2020  Hotmedia  |  Todos os direitos reservados.